Innovation Network Portugal em parceria com a Innovation International Alliance

terça-feira, 4 de março de 2008

A Comunicação da Inovação

Luke W, colaborador do Yahoo, considera que o «design» é o factor decisivo na afirmação de produtos inovadores. De facto, produtos como I-Phone distinguem-se sobretudo pela sua interface revolucionária. Mas a qualidade do «design» de um produto é só por si insuficiente para o afirmar: tem que ser comunicada de forma efectiva.

Essa comunicação começa por ser intraorganizacional. O inventor tem que convencer a gestão a investir no desenvolvimento do produto. A deficiente formação em comunicação de muitos criadores tem contribuído para a rejeição de produtos, com um potencial significativo, nesta fase. Uma paródia a uma apresentação típica de um inventor pode ser vista em http://www.youtube.com/watch?v=XZKWCuEFze0 .

A Web é hoje o ambiente mais apropriado para a fase seguinte: a comunicação externa. Blogues como o Engadget, Gizmodo e Boing Boing são extremamente populares e o seu factor de impacto supera frequentemente o dos «media» tradicionais. Estes «sites» tecnológicos são aliás dominantes nas classificações mundiais de blogues segundo o Technorati (http://www.technorati.com/pop/blogs ). Uma referência publicada num deles pode ser decisiva para o sucesso de uma invenção.

Uma peça de vídeo publicada previamente no You Tube, ou serviço similar, é o elemento central na comunicação de um produto num blogue. O sucesso de um produto correlaciona-se crescentemente com o êxito do seu vídeo.

Os «sites» das empresas tecnológicas estão a incorporar esta linguagem transformando-se num conjunto de canais de microvídeos. O «site» experimental do MIT Tech TV (http://techtv.mit.edu/) demonstra o potencial desta evolução.

As deficiências na comunicação parodiadas no documento supracitado têm vindo a ser corrigidas através de cadeiras de comunicação escrita e oral nos cursos de engenharia. Mas a importância crescente do vídeo na Web introduz a necessidade de uma outra aprendizagem para os que participam na comunicação da inovação: a da linguagem visual associada a este meio.

Fonte: Expresso, 9 de Fevereiro de 08

Nenhum comentário: